Últimas notícias

#Abril Verde

abr 7, 2015

Iniciamos o mês de Abril e com ele a Campanha: Abril Verde.

Dia 7 de Abril é Dia Mundial da Saúde e dia 28 o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Para quem não conhece em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos. Foram 78 trabalhadores mortos. Era o dia 28 de abril.

Posteriormente, em 2003, como homenagem a este trágico acidente a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o dia 28 de abril como Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, para que o Mundo do Trabalho de forma Tripartite lembre esta data, como também na convenção anual da OIT realizada todos os anos na segunda quinzena de junho. Em 2005, esta data também foi reconhecida no Brasil

Partindo do princípio que a maior parte de nossa vida é passada no local de trabalho, seria importante transformá-lo em um lugar mais apreciável e saudável para um melhor desempenho de nosso exercício profissional. Um local onde se consiga de fato passar algum tempo criando e realizando plenamente, com satisfação e alegria.

Área Administrativa:

O Estresse ocupacional quando persistentes pode deixar vulnerável trabalhadores a desenvolver síndromes relacionadas ao trabalho, como a Síndrome de Burnout, doença que veio novamente a ser discutida agora após o trágico acidente aéreo envolvendo o copiloto Andreas Lubitz, suspeito de provocar deliberadamente a queda de um avião da Germanwings.

O Movimento Abril Verde é uma causa social que visa diminuir a crescente ocorrência e mortalidade provocadas por acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Nesse cenário, o movimento visa atingir todos os setores da sociedade e motivar a participação das pessoas no combate às doenças e aos acidentes promovendo a prevenção.

Você sabia que No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho?

Em 2013, Paraná ficou em 4° lugar no Brasil em números de trabalhadores formais e em números de acidentes trabalhistas, porém ficou com o 3° colocação em óbitos.