Paranaguá quebra recorde de carregamento de grãos em um dia

Paranaguá quebra recorde de carregamento de grãos em um dia

Paranaguá lidera o ranking nacional de embarques de milho neste ano, com 1,4 milhões de toneladas

Paranaguá lidera o ranking nacional de embarques de milho neste ano, com 1,4 milhões de toneladas

O Porto de Paranaguá quebrou, no último domingo (17), o recorde histórico de exportação em um dia. Foram embarcadas 112,9 mil toneladas de grãos num intervalo de 24 horas, mesmo com paralisação de 2,5 horas no carregamento por causa de chuvas.

Segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), o recorde anterior tinha sido registrado em abril de 2003, quando 108,5 mil toneladas de grãos encheram os porões dos navios no mesmo período de tempo.

A diferença, conforme a Appa, é que naquela época ocorria o empréstimo de embarques entre os terminais, facilitando a produção. O sistema atual foi modificado. Na quebra do recorde, ontem, estavam sendo carregados dois navios de milho e um de soja.

O superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, destaca que os terminais têm atingido índices maiores de produtividade sem impactar na cidade de Paranaguá. “Não há filas e a chegada dos caminhões é ordenada”, indica.

A adoção do sistema de “fila expressa”, que dá preferência a atracação de navios com paradas em até três terminais diferentes, também é ressaltado por Dividino, que diz que 80% dos usuários já usam o modelo.

De janeiro a julho, Paranaguá exportou 9,7 milhões de toneladas de produtos. O volume é 2% maior do que o registrado no ano passado.

Fonte: Agronegócio Gazeta do Povo

Sobre o Autor

Deixar uma resposta




  • Chinese (Traditional)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish